Este  tratamento objetiva modificar a cor natural dos dentes (que por vezes estão mais escurecidos devido ao tempo e uso de alimentação com corantes), deixando-os com tons mais claros que o inicial. Tanto o clareamento realizado no consultório (com ativação à laser ou pela luz do fotopolimerizador) quanto aquele realizado em casa (clareamento de moldeira) utilizam substâncias alvejantes. Os princípios ativos mais freqüentemente contidos nos alvejantes são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio a concentrações de 10 a 22%, que ajudam na remoção tanto das manchas superficiais quanto das profundas. Há diferenças de custo e tempo de exposição ao produto entre os diferentes procedimentos:

• Uma sessão de clareamento ativada por luz no consultório do dentista, às vezes chamadas clareamento assistido (clareamento no consultório), normalmente leva o tempo de 45 minutos resultados são dentes muito mais brancos, instantaneamente. Porém, após um ano comendo e bebendo normalmente (café, chá, refrigerantes), seus dentes perdem ligeiramente a cor e novas manchas aparecem. Para ter seus dentes brancos novamente você deverá repetir a sessão de clareamento ativado por luz.

• Uma moldeira personalizada criada pelo seu dentista para clarear os dentes em casa deve ser usada durante muitas horas durante o dia, ou durante a noite por duas semanas.

Ambos procedimentos oferecem excelentes resultados, sempre diante da condição natural de cor de cada paciente (cada pessoa tem uma cor específica interna em seus dentes).